quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

No INCRA, Petecão consegue desbloqueio de recursos para associação do Alto Tarauacá




O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) esteve nesta quarta-feira (07) em reunião no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA para solicitar o desbloqueio de recursos destinados ao Programa de Crédito Instalação da Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá ASAREAT.

De acordo com Petecão, a ASAREAT foi contemplada com recursos para a construção de moradias e, em virtude de Portaria do INCRA, editada em 2013, os valores foram bloqueados deixando uma dívida de aproximadamente R$ 350 mil no comércio de Feijó.

Segundo João Arlenildo, Presidente da ASAREAT, que esteve presente à reunião, relatou que a associação conta com 62 famílias beneficiadas pelo programa com a aquisição de material de construção no comercio local. Com o bloqueio, a dívida não pode ser quitada. “Estamos tentando reaver o crédito há mais de três anos e, agora, finalmente, conseguiremos” afirmou.

Por telefone, o Diretor substituto de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, Dr. Douglas Souza de Jesus, solicitou ao superintendente do INCRA no Acre, Sebastião da Silva, o desbloqueio do recurso.

Para Petecão, o pronto atendimento da equipe do INCRA foi importante para a imediata solução da questão. “Fiquei muito satisfeito com a reunião, mostra que o INCRA está sob boa condução, tanto em Brasília quanto nos demais Estados do país”, conclui o Senador.

Entenda o caso

Em 2011, a ASAREAT do Alto Tarauacá foi a responsável por administrar credito junto ao Programa de Crédito Instalação para modalidade de aquisição de matérias de construção. Em 2013, o INCRA publicou Portaria nº 352/2013, recolhendo todos os recursos depositados nas contas das associações, visando o aperfeiçoamento do Programa. Com isso, todos os recursos não utilizados foram estornados ao INCRA e, posteriormente, devolvidos às respectivas associações. No entanto, os recursos para a ASAREAT permaneceram bloqueados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário