terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Ex-presidente do STF, Sepúlveda Pertence passa a atuar como advogado de Lula

Sepúlveda deu informação ao ser questionado sobre assunto após participar da posse de Luiz Fux no TSE. Ex-procurador-geral, ele avaliou que Lula é alvo de 'perseguição jamais vista'.

Por Gustavo Garcia, Roniara Castilhos e Rosanne D'Agostino, G1 e TV Globo, Brasília


O ex-presidente do STF Sepúlveda Pertence (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence informou nesta terça-feira (6) que passou a integrar a equipe de advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sepúlveda deu a informação ao ser questionado sobre o assunto após participar, em Brasília, da cerimônia de posse do ministro Luiz Fux como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sepúlveda Pertence presidiu o STF entre 1995 e 1997. Ele também atuou como procurador-geral da República, entre 1985 e 1989, e presidiu a Comissão de Ética Pública da Presidência no primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Sobre a atual situação de Lula, a quem chama de "velho amigo", Sepúlveda avaliou que o ex-presidente é alvo de "perseguição jamais vista".

Questionado sobre se adotará "estratégia agressiva" utilizada por Lula e outros advogados, Sepúlveda respondeu: "Não é o meu estilo. [...] Eu não sou agressivo".

O ex-presidente do STF afirmou, em seguida, que está "acostumado" a embates no STF e preferiu não comentar as estratégias que a defesa do ex-presidente pretende adotar.

"Vou combinar com os companheiros", concluiu.
O ex-presidente Lula durante discurso no sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo em janeiro deste ano (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters).

Lula

Lançado pelo PT como pré-candidato à Presidência da República, Lula foi condenado no mês passado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), em um processo relacionado à Operação Lava Jato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário