sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Conselho de Segurança se reúne nesta sexta após lançamento de míssil norte-coreano

Reunião foi convocada depois que a Coreia do Norte anunciou o disparo de um míssil que sobrevoou o Japão antes de cair no mar.

Por France Presse

Membros do Conselho de Segurança da ONU votam a favor de novas sanções à Coreia do Norte (Foto: Jason DeCrow/AP)

O Conselho de Segurança da ONU fará uma reunião de urgência nesta sexta-feira (15), depois do novo disparo de um míssil pela Coreia do Norte, informou a presidência do órgão na quinta-feira (14).

A reunião será realizada às 15h de Nova York (16h, no horário de Brasília), segundo a presidência etíope do Conselho. Um diplomata disse à France Presse que o debate acontecerá a portas fechadas.

O lançamento de um novo míssil acontece depois que o Conselho de Segurança da ONU impôs nesta semana um novo pacote de sanções à Coreia do Nortepelo desenvolvimento de seu programa nuclear e balístico que incluiu um sexto ensaio nuclear, de uma potência sem precedentes nesse país.

Pyongyang havia prometido na quarta (13) acelerar seus programas militaresproibidos em resposta às "maléficas" sanções da ONU.

As novas sanções consistiram em um embargo sobre as exportações de gás para a Coreia do Norte, uma limitação às exportações de petróleo e de produtos refinados, e a proibição das exportações norte-coreanas de têxteis.

No entanto, o projeto de embargo petroleiro total promovido pelos Estados Unidos teve que ser abandonado para conseguir que a China, que fornece petróleo à Coreia do Norte e tem direito de veto no Conselho de Segurança, deu seu aval às sanções.

Lançamento

A Coreia do Norte lançou nesta quinta um míssil que sobrevoou o Japão antes de cair no mar depois de recorrer milhares de quilômetros, em um novo desafio de Pyongyang condenado "energicamente" por Tóquio.

O míssil foi disparado de um local próximo a Pyongyang e voou aproximadamente 3.700 quilômetros a leste, alcançando uma altura máxima de 770 km, ou seja, mais longe e mais alto que mísseis norte-coreanos anteriores, informou o ministério da Defesa sul-coreano.

Segundo o governo japonês, o míssil sobrevoou à ilha japonesa de Hokkaido (norte) às 7h06 do horário local, antes de cair no mar, a cerca de 2.000 quilômetros a leste de sua costa.

"O Japão jamais poderá tolerar essa ação provocadora da Coreia do Norte", disse à imprensa o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário