quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Os motivos da derrota do Rodrigo Damasceno

Esta análise política feita por este singelo blogueiro e eleitor de Rodrigo Damasceno (PT) nas duas eleições que ele disputou se utilizará das leis de Isaac Newton para explicar a ascensão e o declínio do petista. 

Em 2012, o petista foi eleito de forma surpreendente, derrotando a máquina municipal comandada por Marilete Vitorino (PSD), sua oponente em ambas as disputas. Rodrigo conseguiu unir em todo de sua candidatura velhos algozes da esquerda em Tarauacá, entre eles o ex-prefeito Wando Torquato. Jovens, velhos, mulheres, indígenas e negros abraçaram a causa com paixão. A união de força que é primeira lei de Newton (inércia- o princípio-). É a resposta para o triunfo petista. 

Após a posse veio as primeiras derrocadas que culminaram com a derrota do dia 02 de outubro de 2016. A primeira dela foi escorar os aliados que ajudaram a elegê-lo. Os espaços que deveriam ser preenchidos com os que abraçaram a causa foram dados aos adversários em troca de apoio político na Câmara. Aqui cabe a terceira lei: ação e reação. Com foco na primeira palavra da lei. 

O segundo ponto para o declínio nas urnas nas eleições vindouras foi a exoneração de quase trezentos pais de famílias para enxugar a máquina pública que tinha ultrapassado o limite de gastos com pessoas permitido pela lei de responsabilidade fiscal. Contudo, antes da demissão a prefeitura havia permitido que essas pessoas realizassem empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. O desespero tomou conta dessas pessoas, muitos delas ainda voltaram para administração, mas a dívida estava quase impagável. Mais uma vez a terceira lei de Newton é empregada- ação. 

Voltando ao parágrafo acima é importante utilizar um adágio que diz assim: faça noventa e nove favores a uma pessoa e deixe de fazer um. Qual será lembrado? O único que você deixou de fazer. Foi o que muitos desses cidadãos fizeram nas urnas, não lembraram que tinham ganhos empregos, mas sim de demissão e a dívida causada pela mesma. Isso foi a reação para ação do gestor. 

A martelada final é resultante ainda da abordagem do terceiro parágrafo dessa análise. Muito espaço para os adversários e pouco para quem abraçou a causa. O grupo do ex-prefeito Wando Torquato ficou a ver navios após a posse. Nesta eleição Torquato lançou sua irmã que obteve quase dois mil votos. Grandi Almeida, João Moreira (vereador) e Lázaro Almeida romperam com o governo por falta de espaço- os três juntos têm quatro centos votos com certeza-. O trio migrou do PSB para o PP e se uniram a Marilete. A soma de votos do Wando e dos ex-integrantes socialistas seriam suficientes para garantir a reeleição. 

Rodrigo perdeu por uma diferença de 1014 votos. Ele precisaria de 508 destes 1014 para reverter o jogo. Sem dúvida se ele mantém o grupo que ajudou a elegê-lo teria sido reeleito.

No próximo artigo falo da gestão. Para mim foi boa, com ações positivas que ficarão marcadas na memória de milhares, mas os erros políticos lhe derrotaram nas urnas. 

Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário