sábado, 17 de setembro de 2016

Cinco prefeitos no AC estão afastados por problemas na Justiça, diz Amac

Gestores são de Acrelândia, Brasileia, Bujari, Plácido de Castro e Santa Rosa. Polícia investiga crimes de desvio de verba e improbidade administrativa.
16/09/2016 

Por Aline Nascimento
Do G1 AC

Prefeitos de Santa Rosa, Rivelino Mota; Plácido de Castro, Roney Firmino foram presos e Raimundo Ramos, do Bujari está sendo procurado (Foto: Arte/G1)

Os prefeitos das cidades acreanas deAcrelândia, Brasileia, Plácido de Castro,Bujari e Santa Rosa do Purus estão afastados de seus respectivos cargos devido problemas na Justiça. A informação foi confirmada pela Associação dos Municípios do Acre (Amac). Os gestores são alvo de investigações por improbidade administrativa, desvio de verba e fraude em licitações públicas.

Durante a segunda fase da 'Operação Labor' da Polícia Federal, que investiga uma organização criminosa acusada de fraudar licitações no estado, os prefeitos Roney Firmino, de Plácido de Castro, Rivelino Mota e Raimundo Ramos, das cidades de Santa Rosa do Purus e Bujari, respectivamente, foram presos e apontados como participantes do esquema.

As investigações afirmam que a fraude desviou R$ 2 milhões dos cofres públicos. Os gestores foram encaminhados ao Instituto de Médico Legal (IML) e permaneciam presos na superintendência da Polícia Federal em Rio Brancoaté a quinta-feira (15).

Das três prefeituras, apenas a da cidade de Santa Rosa ainda não teria sido notificada do afastamento do prefeito. No Bujari, o vice-presidente da Câmara dos Vereadores assumiu o cargo no Bujari e em Plácido de Castro, o vice-prefeito passou a comandar a prefeitura.

Acrelândia
Acusado de improbidade administrativa, o prefeito de Acrelândia, Jonas Dales, foi afastado três vezes de suas funções. A primeira no início de 2015 pela Vara Cível da Comarca local. A decisão proibia ainda que Dales frenquentasse a prefeitura durante a determinação da Justiça.

Em outubro do mesmo ano, Dales foi afastado pela segunda vez pela Justiçaacreana por 60 dias. Em entrevista publicada na época, o prefeito disse que iria recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Já em agosto deste ano, a Justiça determinou que Dales fosse afastado pela terceira vez do cargo, dessa vez por 150 dias, também por improbidade administrativa. O gestor negou as acusações ao G1 e afirmou ter a documentação necessária para provar que não praticou nenhuma irregularidade. Dos três afastamentos, a Amac registrou apenas dois.

Brasileia
Já em Brasileia, a Polícia Federal afastou o prefeito Everaldo Gomes e quatro secretários municipais em cumprimento à 'Operação Metástase', em julho deste ano. Os servidores são acusados de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

Durante um ano e meio, a polícia e o Ministério Público do Acre (MP-AC) investigaram os servidores e descobriram que os desvios de verbas iniciaram na saúde e, posteriormente, se estenderam para outras áreas. Todos os casos seguem sob investigação.

PS: Após o PT chegar ao poder deu liberdade para PF e MP exercerem suas funções sem intervenção dos governantes petistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário