quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Jordão: Câmara elege nova mesa diretora com apenas quatro vereadores presentes. “ Oposição elege Zé Cariolanda (PSDB) fazendo cumprir o Regimento Interno”.


Foi realizada na noite desta quinta-feira, 01, a eleição para nova mesa diretora da Câmara de vereadores de Jordão para o biênio 2015/2016. Sendo eleito para presidência Zé Cariolanda (PSDB), vice-presidente, Oricélio Farias “Guedes” (PMDB), primeiro secretário, Zeina Melo (PMDB), segundo secretário, Chico Sereno (PCdoB). A sessão para eleição da mesa deveria ter ocorrido na ultima sessão ordinária do mês de dezembro. A sessão além de não ter sido realizada em dezembro de acordo com o que diz o regimento interno [Art. 18- A eleição da mesa para o segundo biênio far-se -á na ultima sessão ordinária da segunda sessão legislativa considerando -se automaticamente empossados os eleitos a partir de 1de janeiro do ano subsequente], o edital de convocação para composição da nova diretoria sequer foi publicado pelo ex-presidente da Câmara, vereador Francisco Guimarães “Chicão” (PCdoB). Chicão viajou para Tarauacá deixando de cumprir suas obrigações. Os vereadores Doda (PT) e Abel Ximenes (PCdoB), respectivamente (ex) vice-presidente e primeiro secretário também não fizeram. Então, coube ao segundo secretário Guedes Oliveira (PMDB) convocar a eleição para o dia 01/01/2015.

Foto: Kézio Araujo/ Blog Fala Jordão



Os vereadores da FPA, em especial Doda e Abel, sendo que ambos pretendiam concorrer à presidência fizeram de tudo para que a sessão não viesse ser realizada, temendo a vitória da oposição, mesmo assim a oposição venceu. 

Mas o fato mais curioso foi que somente os quatro vereadores de oposição compareceram a sessão. Faltava quórum para realizar a votação, no entanto, no inciso VI do artigo 18 do Regimento interno que trata da eleição para mesa diretora diz o seguinte: VI-realização de segundo votação , se não atendido o disposto anterior, decidindo-se a eleição por maioria dos presentes. Foi o que fez a presidente da sessão, Zeina Melo, encerrou os trabalhos e logo em seguida reiniciou uma nova sessão cumprindo o que diz o regimento. 


Ainda segundo os vereadores presentes na sessão, o vereador Chico Sereno (PCdoB) foi impedido de vir participar da sessão pelos demais vereadores da FPA. No trajeto entre a casa do vereador e a Câmara ele foi posto em um carro e levado para um local fora da cidade, retornado de lá somente após ter sido encerrado a votação. 

Após o encerramento da sessão, o vereador Chicão ligou avisando que tinha publicado o edital, contudo, a oposição contesta a informação. Pois não tem nenhum papel pregado nos logradouros públicos, nem nos blogs ou na radio local. Temendo que o ex-presidente apareça com um edital falsificado com data retroativa os vereadores da oposição fotografaram todos os logradores públicos da cidade com a data de ontem. Isso é apenas uma hipótese que ele venha falsificar, mas a oposição estará munida de provas caso precise acionar o ministério público. 

Zeina Melo presidiu a sessão porque dos vereadores presentes ela foi a mais bem votada no pleito de 2012. 


O grande problema é que o vereador Chicão via a Câmara como sua propriedade, e não como um poder emanado do povo para fiscalizar o executivo, propor leis que vise melhorar a vida da população. 

Todos os vereadores que compõe a base governista faltaram. Também faltaram aprender que o poder legislativo é regido por lei, e não pelos seus desejos. 


Por Leandro Matthaus
foto: João Bráz/ Blog Jordão Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário